Pra fazer pensar

Essa semana eu achei muito interessante dois documentários que assisti. Um no Youtbe, The Corporation (tem legenda e está completo), e outro no Netflix, Cowspiracy.

cowspiracy

CowSpiracy é um documentário ambientalista estreitado pelo cineasta Kip Andersen que começa a investigar  o porque do silêncio sobre  o setor que causa maiores danos ao planeta a pecuária.  O cineasta se depara com uma recusa internacional dos grandes líderes ambientais e governamentais em falar no assunto.

Simplesmente, muito envolvente e bom. Colocando na altura dos nossos olhos exatamente o que nos recusamos a ver ou a pensar sobre.  Porque dificilmente quando comemos nosso hambúrguer paramos pra pensar na cadeia produtiva desse produto. Andersen vai mostrar os absurdos que a industria alimentícia comete apenas para maximizar sua produção, reduzir custos e consequentemente turbinar seus lucros. Sem nenhuma preocupação com a saúde dos animais ou dos consumidores.

É ai que eu pirei e lembrei de The Corporation.thecorporation

The Corporation é um documentário um pouco mais denso com foco na polêmica decisão da Suprema Corte de Justiça americana concluindo que uma corporação, aos olhos da lei, é uma “pessoa”, são analisados os poderes das grandes corporações no mundo atual. A exploração da mão-de-obra barata no Terceiro Mundo e a devastação do meio ambiente são alguns dos fatos explorados, que entrevistam presidentes de corporações como a Nike, Shell e IBM, além de Noam Chomsky, Milton Friedman e Michael Moore. O que é colocado como parte da argumentação me chocou. Se uma Corporação é considerada uma pessoa, então analisando psicologicamente seu comportamento chega-se ao diagnostico de se tratar de um psicopata. E o ponto que me aflige é saber exatamente que essa “pessoa” não está interessada em tratamento.

A única coisa que assombra minha mente pensando nessas informações todas é : COMO DIABOS PERDEMOS O CONTROLE DAS COISAS QUE CRIAMOS?”

Me lembro de mais um documentário recente, que tem no Netflix, Black Fish, também extremamente interessante. O sentimento que tive ao assistir esses todos foi de vergonha pela humanidade. O QUE ESTAMOS FAZENDO?  Por que estamos nos envenenando e envenenando todo o planeta por uma coisinha de papel criada, teoricamente, para facilitar a nossa vida. O dinheiro/crédito/consumo tem cada vez mais nos afastado da natureza de maneira prejudicial a nos mesmos e nossas futuras gerações. Por egoismo estamos passando por cima de um instinto natural que é a perpetuação da especie. Nos vamos destruir tudo na tentativa de maximizar os lucros e quando todo o resto se esgotar nos também pereceremos.

Estamos sendo cruéis com todas as outras vidas, com a nossa também basta você ser uma pessoa com uma etnia, religião, classe ou gênero desfavorecido. As corporações viraram entidades superiores controladoras da humanidade, infelizmente, sem princípios morais ou éticos.

Como isso pode ser aceitável?

Peço que assistam esses documentários, tem imagens lindas, e também, imagens fortes e tristes que nos abrem os olhos para o que estamos fazendo e, principalmente, compactuando. A exploração desenfreada de recursos naturais esteve presente no passado e persiste ate os dias de hoje. O problema é que hoje somos muitos humanos, consumindo coisas que não necessariamente precisamos e isso é inédito e totalmente desnecessário para o futuro.

Sinopse de The Corporation adaptada do site Adoro Cinema . Mais informações sobre CowSpiracy .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s