livros e leituras: Destruindo Marte

As Crônicas Marcianas foi o último livro que li. E preciso compartilhar porque foi uma experiência sensacional. Na verdade ainda estou meio embasbacada com o livro, publicado em 1954 As Crônicas Marcianas é um agrupamento, do célebre autor Ray Bradbury, de contos sobre a ambição de conquistar o espaço. O livro carrega em si vários fantasmas deixados pela Guerra, da bomba do fim do mundo e do espírito para com o outro da Guerra Fria. Os contos trazem muitas possibilidades de reflexão sobre os mais diversos temas inerentes a sociedade que vivemos. Como a relação com o “outro”, as ambições, as hipocrisias, os comportamentos, as contradições e limitações humanas e em certa medida institucionalizadas. Após Marte ser subjugada e colonizada os personagens tem de lidar  da melhor forma possível com tudo isso, a humanidade e suas repetições viciosas, em poucas paginas, muitas vezes, assustadoras.

75d031683754c016e5beb5772ef8df25

Ray Bradbury não possuía formação academia, mas isso não o impediu de se tornar um dos considerados maiores escritores de ficção científica do sex XX. Ao longo da vida obteve uma produção variada entre ensaios, novelas, poesia e roteiros. Ganhador de prêmios importantes como Nebula e Hugo, National Medal of Arts (2004) e National Book Foundation.  Conhecido principalmente por sua obra Fahrenheit 451, que muitos consideram como sua obra-prima. Ray Badbury envolve com suas historias de fantasia em tom de suspense e um pouco de terror. Cada parágrafo é irresistível.

9e12e4c169f2c150dd0ad231588bb693Fiquei muito tentada a ler As Crônicas Marcianas após um professor usar alguns contos dele em uma discussão em sala. Lembro das pessoas encarregadas de discutir  o texto de Bradbury  estarem muito entusiasmadas e como sua fantasia parecia o próximo capítulo da História. Me vi obrigada a dar prioridade a esse livro ao ver meus colegas sem palavras para descreve-lo. Então, finalmente li e não me arrependo nem por um segundo empregado na leitura. É mesmo incrível e, para mim, um tanto angustiante.

ea3061baf7f49fb01b0b2be08fffbd2f

 

 

Informações do autor retiradas de http://raybradbury.com/ e http://www.infoescola.com/biografias/ray-bradbury/

7 comentários sobre “livros e leituras: Destruindo Marte

Deixe um comentário